MÉTODOS

UTILIZADOS

FENOMENOLOGIA

 

Fenomenologia é uma forma de se pensar o mundo, surgida na filosofia . É o estudo da consciência e dos objetos da consciência. Coisas, imagens, fantasias, atos, relações, pensamentos, eventos, memórias, sentimentos, etc. constituem nossas experiências de consciência.

Tem interesse em entender o modo como o mundo existe e se realiza para cada pessoa. O terapeuta busca a suspensão das atitudes, crenças, teorias generalizadas e seu conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se exclusivamente na experiência e na visão do mundo que o individuo a

sua frente tem.

PSICANÁLISE

 

Psicanálise é uma das diversas abordagens que existem de psicoterapia. Trabalha com o inconsciente, considerando que nossas emoções e atitudes são resultados de fatores que muitas vezes não temos total consciência.

 

A partir de uma atitude empática, não crítica, de neutralidade e de não-julgamento do

terapeuta, busca-se criar um ambiente seguro para que a pessoa se sinta à vontade para dizer tudo que lhe vem à mente, suas aspirações, sentimentos, desejos, angústias , estressores, sonhos e fantasias, assim como, todas as experiencias vividas.