top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiana Falcão

Qual a diferença entre Terapia e Psicoterapia?

Atualizado: 19 de jul. de 2023

Apesar de hoje ser comum o uso do termo terapia para descrever o processo psicoterapêutico, há diferenças entre os termos como veremos a seguir.


Terapia é uma palavra de origem grega que significa prestar cuidados médicos ou tratar, desta forma, é apropriada para qualquer tratamento que tenha como objetivo a cura de doenças físicas, mentais, emocionais ou espirituais. Pode ser realizada através de procedimentos físicos, uso de medicação alopática ou natural, técnicas diversas que visam prevenção, tratamento ou cura, e, desta forma, pode ser usada para designar as terapias convencionais, holísticas e alternativas.


Psicoterapia, palavra derivada de terapia, também de origem grega, significa curar a mente, desta forma ela está relacionada à saúde mental, ou seja, significa tratar os problemas ou desconfortos da mente ou psique. Neste caso, a principal ferramenta é o uso da fala na interação com o psicólogo onde o paciente expressa seus pensamentos, sentimentos e emoções em um ambiente neutro, seguro e livre de julgamentos. Isso possibilita que você tenha um papel ativo em seu tratamento e juntamente com a confiança que nasce a partir do relacionamento criado entre ambas as partes é possível que aconteçam transformações genuínas.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page