top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiana Falcão

O que é Psicanálise? E qual a diferença entre Psicoterapia e Psicanálise?

Atualizado: 19 de jul. de 2023

De forma resumida e para entendermos melhor esses termos vale ressaltar que a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, a Psicoterapia é o uso clínico do conhecimento obtido por ela e Psicanálise é uma das diversas abordagens que existem na Psicoterapia. Trabalha com o inconsciente, considerando que nossas emoções e atitudes podem ser resultado de fatores que muitas vezes não temos total consciência.


Ao contrário do que às vezes se pensa, não é uma forma de terapia que fica presa ao passado, mas que sim abre espaço para memórias não acessadas e primitivas, que são de grande relevância no processo, pois estão agindo no presente sob a forma de sintomas e de distúrbios físicos ou emocionais, por exemplo.

A psicanálise respeita o tempo e o ritmo de cada um. Utiliza um método não sugestivo, não é aconselhamento, o indivíduo tem um papel ativo durante seu tratamento e através da relação de confiança entre o psicólogo e o paciente é possível um processo de transformação verdadeira.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page